Sobre

A busca por acompanhar de perto, promover e subsidiar as vocações na Arquidiocese de Niterói nos leva a apresentar o projeto do Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional (CAOV). Estribado espírito da carta encíclica Pastores Dabo Vobis do Bem aventurado João Paulo II entende-se a dimensão pessoal e eclesial de cada vocação na Igreja e com não menos atenção acolhe-se o convite a delas cuidar com especial atenção (Cf. PDV 41), não restringindo às vocações sacerdotais, mas estendendo tal convite a todas as vocações específicas, que são igualmente dons de Deus.

Mais que um “centro” físico, deseja-se que o CAOV seja um centro na plena acepção da palavra, onde as atenções sejam personalizadas e direcionadas para as vocações, de modo que toda a arquidiocese se beneficie dos trabalhos e projetos que se desenvolverão para que todas as vocações sejam tratadas à luz de Cristo, verdadeiro centro para onde se orienta a vida humana em sua totalidade e radicalidade.

 

.

Objetivos

Nascido da experiência de vários retiros vocacionais realizados o CAOV tem por objetivo geral, prestar auxilio a reflexão e acompanhamento sobre a realidade vocacional do cristão em atendimentos em níveis humanos, cristãos e específicos de modo tanto individual quanto comunitário, dimensões imprescindíveis diante das quais as vocações haurem forças e ao mesmo tempo se dirigem.

“Nos centros de orientação vocacional, graças a uma experiência muito específica e imediata, os jovens podem fazer um verdadeiro e gradual caminho de discernimento. São acompanhados, para que, no momento certo, tenham condição não só de identificar o projeto de Deus sobre eles, mas de discernir a escolhê-lo como própria identidade.” (Pontifícias Obras para as vocações Eclesiásticas, Novas Vocações para uma Nova Europa)

 

Objetivos Gerais

O CAOV tem quatro frentes de atividade:

1)      O Retiro Vocacional Anual que proporciona aos jovens fazerem uma experiência de reflexão e oração de modo mais profundo;

2)      Os encontros vocacionais mensais;

3)      O atendimento, a princípio em algumas paróquias, de modo que os jovens possam ser acompanhados por dois anos a partir do retiro e àqueles que ainda não tiveram a experiência do retiro, atividades diferenciadas;

4)      Formação dos agentes envolvidos no projeto em todos os seus níveis.

 

Objetivos Específicos

Primeira frente: O Retiro Vocacional tem por objetivo oferecer aos jovens que desejam levar a sério o Evangelho de Nosso Senhor, uma maior intimidade com Ele aprofundando e discernindo a sua vocação. Os temas estão contemplados no Anexo II.

Segunda frente: Os Encontros Vocacionais acontecerão por dois anos no intuito de acompanhar os jovens que tiveram a experiência do Retiro Vocacional, acontecendo mensalmente. A orientação no primeiro ano acontece de modo geral e no segundo ano por área de interesse vocacional levando em conta as características, anseios e objetivos de cada indivíduo. Os temas desenvolvido ao longo dos dois anos estão contemplados no Anexo III.

Terceira frente: Os Plantões Vocacionais por regiões centrais que compreenderão a promoção de atividades como orações, palestras, orientação pessoal e missa pelas vocações.

Quarta frente: Formação dos Agentes para o CAOV. As formações mensais são destinadas aos agentes do CAOV, contudo, nada obsta a participação de outros interessados. Os temas para o primeiro ano de formação dos agentes estão contemplados no Anexo V.

Responses

  1. eu tenho o prazer de fazer parte desse centro vocacional,tenho graças a Deus e aos queridos fundadores desse centro ,desejado a cada dia mais discernir a vocação que Deus escolheu pramim,´muito mais que discernir avocação , esse retiro vocacional foi p/mim um divisor de aguas .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: